Artigo Acesso aberto

Artigo O ensino da história da cultura afro-brasileira e indígena em escolas públicas do Município de Palmeira dos Índios – AL

2022; Volume: 13; Issue: 25 Linguagem: Português

10.28998/rchv13n25.2022.0007

ISSN

2177-9961

Autores

Dehon da Silva Cavalcante,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Resumo: O escrito centra-se em refletir como se apresenta o ensino da História da cultura afro-brasileira e indígena em algumas escolas da rede regular de ensino do estado de Alagoas, alocadas no município de Palmeira dos Índios, responsáveis pela oferta do Ensino Médio. A título de amostragem de informações utilizou-se dos dados coletados junto às Escolas Estaduais:[1] “A”, “B”, “C”, “D” e “E”. Considerando relevante para a práxis pedagógica o conhecimento do campo de atuação docente e os diálogos com a legislação que trata sobre esta temática, buscou-se analisar o perfil do corpo discente no que se refere ao pertencimento à cultura afro-brasileira e indígena. Assim, espera-se ampliar a discussão sobre a importância do conhecimento do perfil étnico-racial para a prática docente, corroborando, dessa forma, com o papel da escola enquanto instituição que pode contribuir para a construção do conhecimento científico e também na desconstrução dos preconceitos étnico-raciais. Palavras-chave: Cultura. Escola. Perfil. [1] As Escolas Estaduais compreendidas como campo da pesquisa figuram neste trabalho identificadas com letras do alfabeto, evitando-se exarar o seu nome real por questão metodológica. Nota-se, ainda, que as escolas em questão pertencem a 3ª Gerência Regional de Ensino (3ª GERE).

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