
A representação do Brasil no jogo Max Payne 3: um cenário de complexidade e interatividade com desigualdades, corrupção e violência
2022; Volume: 15; Issue: 29 Linguagem: Português
10.5433/2237-9126.2022v16n29p230
ISSN2237-9126
AutoresThífani Postali, Tadeu Rodrigues Iuama,
Tópico(s)Social Media and Politics
ResumoO artigo dialoga acerca da representação do Brasil em Max Payne 3, um jogo digital estadunidense que envolve temas como violência, corrupção, desigualdade social e crime organizado. Para tanto, analisa trechos do jogo que remetem a notícias recentes sobre os temas abordados, a fim de apresentar que, apesar de lançado em 2012, o jogo permanece atual. Como discussão teórica, faz-se uso dos Estudos Culturais, assim como a Complexidade de Edgar Morin, para compreender Max Payne 3 como uma mídia lúdica de resistência cultural. Para a compreensão do jogo como sistema que possibilita diferentes formas de interatividade, especialmente cultural, utiliza-se teorias do jogo a partir de Salen e Zimmerman. Assim, este artigo reflete sobre os jogos digitais, com ênfase em narrativa, como também produtos midiáticos que oferecem, potencialmente, conteúdos para reflexões acerca do mundo histórico.
Referência(s)