
CICLOMOBILIDADE URBANA: ANÁLISE DA CICLOFAIXA DA AVENIDA ÁGUIA DE HAIA ESTENDIDA AO TERMINAL A.E. CARVALHO E METRÔ ARTUR ALVIM E SUAS ESTRUTURAS
2021; Volume: 7; Issue: 21 Linguagem: Português
10.24325/issn.2446-5763.v7i21p360-380
ISSN2446-5763
AutoresIzolina Margarida de Souza, Lucas Santos de Queiroz, Heloísa Helena Duarte Silva, Ronald Freitas De Oliveira, Alexandre Formigoni,
Tópico(s)Urban Transport and Accessibility
ResumoO crescimento populacional da Região Metropolitana de São Paulo - RMSP tem provocado sérios problemas de mobilidade em consequência do alto índice de utilização de veículos automotores provocando engarrafamentos e o consequente aumentando o volume de emissões de gases poluentes e provocadores do efeito estufa. Medidas vêm sendo tomadas por grandes centros urbanos ao redor do mundo na tentativa de reverter este cenário tornando a mobilidade mais sustentável. O objetivo deste estudo é apontar a importância da instalação de bicicletário nas estações e terminais de transporte coletivo fomentando o uso de bicicletas por usuários que necessitam realizar viagens mais longas, através de um recorte da ciclovia da Avenida Águia de Haia que conecta a estação de Metrô Artur Alvim ao Terminal A. E. Carvalho na Zona Leste de São Paulo. Para o levantamento de dados, utilizou-se de uma pesquisa exploratória e os bancos de dados da Pesquisa Origem Destino realizada pelo Metrô – SP e a Ciclocidade. Os resultados apontam que as estruturas de bicicletário oferecida hoje não são suficientes para atender a demanda de ciclistas, reduzindo o número de usuários deste modal considerado sustentável e de suma importância para a manutenção do ecossistema e da saúde das pessoas
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