Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

CICLOMOBILIDADE URBANA: ANÁLISE DA CICLOFAIXA DA AVENIDA ÁGUIA DE HAIA ESTENDIDA AO TERMINAL A.E. CARVALHO E METRÔ ARTUR ALVIM E SUAS ESTRUTURAS

2021; Volume: 7; Issue: 21 Linguagem: Português

10.24325/issn.2446-5763.v7i21p360-380

ISSN

2446-5763

Autores

Izolina Margarida de Souza, Lucas Santos de Queiroz, Heloísa Helena Duarte Silva, Ronald Freitas De Oliveira, Alexandre Formigoni,

Tópico(s)

Urban Transport and Accessibility

Resumo

O crescimento populacional da Região Metropolitana de São Paulo - RMSP tem provocado sérios problemas de mobilidade em consequência do alto índice de utilização de veículos automotores provocando engarrafamentos e o consequente aumentando o volume de emissões de gases poluentes e provocadores do efeito estufa. Medidas vêm sendo tomadas por grandes centros urbanos ao redor do mundo na tentativa de reverter este cenário tornando a mobilidade mais sustentável. O objetivo deste estudo é apontar a importância da instalação de bicicletário nas estações e terminais de transporte coletivo fomentando o uso de bicicletas por usuários que necessitam realizar viagens mais longas, através de um recorte da ciclovia da Avenida Águia de Haia que conecta a estação de Metrô Artur Alvim ao Terminal A. E. Carvalho na Zona Leste de São Paulo. Para o levantamento de dados, utilizou-se de uma pesquisa exploratória e os bancos de dados da Pesquisa Origem Destino realizada pelo Metrô – SP e a Ciclocidade. Os resultados apontam que as estruturas de bicicletário oferecida hoje não são suficientes para atender a demanda de ciclistas, reduzindo o número de usuários deste modal considerado sustentável e de suma importância para a manutenção do ecossistema e da saúde das pessoas

Referência(s)