Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Hipermídia educativa em acolhimento e classificação de risco obstétrico: validação de conteúdo e usabilidade

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 43; Issue: spe Linguagem: Português

10.1590/1983-1447.2022.20220108.pt

ISSN

1983-1447

Autores

Francisco Mayron Morais Soares, Kirley Kethellen Batista Mesquita, Igor Cordeiro Mendes, Rodrigo da Silva Nunes, João de Deus de Araújo Filho, Luciana Mara Monti Fonseca, Gilson de Vasconcelos Torres, Francisco Arnoldo Nunes de Miranda,

Tópico(s)

Maternal and Neonatal Healthcare

Resumo

RESUMO Objetivo Validar o conteúdo e usabilidade de hipermídia educativa sobre acolhimento e classificação de risco obstétrico. Métodos Estudo metodológico, desenvolvimento pelo modelo de design instrucional básico, realizado em cinco etapas. Participaram 22 juízes para validar conteúdo e usabilidade. Para a análise, foram utilizados o Índice de Validade de Conteúdo a System Usability Scale e o teste binomial. Resultados No conteúdo obtiveram um Índice de Validade de Conteúdo de 0,96 e para e usabilidade obteve-se 91,9. Na avaliação global, todos os requisitos obtiveram 0,98 de índice. Conclusão: A hipermídia educativa desenvolvida apresenta evidência de validade e se constitui como recurso inovador para o processo de ensino e aprendizagem em Enfermagem.

Referência(s)