Artigo Acesso aberto Produção Nacional

DO ENTRUDO AOS PASSEIOS

2011; Volume: 8; Issue: 13 Linguagem: Português

10.36661/2448-1092.2011v8n13.12705

ISSN

2448-1092

Autores

Felipe de Carvalho Ferreira,

Tópico(s)

Physical Education and Sports Studies

Resumo

No início do século XIX, o carnaval do Rio de Janeiro se organizava em torno de um entrudo popular, grosseiro e característico das ruas da cidade, e outro, mais delicado e familiar, que tinha lugar dentro das casas senhoriais. Com o intuito de “civilizar” esses festejos, considerados grosseiros e ligados ao passado colonial, a elite carioca importaria o carnaval parisiense, com seus bals masqués em teatros e salões. Para se chegar aos bailes, organizavam-se cortejos de carruagens. Estes acabavam por se deparar com as brincadeiras populares que não tinham desaparecido. O resultado desse encontro entre os diferentes grupos carnavalescos seria a hierarquização das vias urbanas. As modificações por que passaria a festa traduziriam, desse modo, não somente a tensão e a oposição entre as classes sociais, mas também sua abertura ao diálogo. O moderno carnaval brasileiro é, portanto, um casamento entre as tradições populares e o modelo estrangeiro, tomando posse do espaço público e se transformando na festa de toda uma cidade, de toda uma população.

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