Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Jogos Didáticos no Ensino de Botânica: Enraizando e Batalha Algal.

2022; INSTITUTO DE BOTANICA; Volume: 49; Linguagem: Português

10.1590/2236-8906-09-2022

ISSN

2236-8906

Autores

Fernando Fernandes de Oliveira Neto, Taciane Schröder Jorge, Cleisson Schossler Garcia, Débora Presmini Dalzotto, Juliene Lopes Costa, Thais Gotuzzo de Menezes Medina, João Ricardo Vieira Iganci,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

RESUMO A Botânica é negligenciada no ensino de Biologia para o ensino fundamental e médio. Dessa forma, o Projeto de Ensino Jogos Botânicos, do Laboratório de Sistemática e Evolução de Plantas da Universidade Federal de Pelotas, foi criado para abordar o ensino de Botânica de forma lúdica, buscando tornar os assuntos relacionados ao reino das plantas mais interessantes e próximos da comunidade. Nesse sentido, foram elaborados jogos didáticos com intuito de apresentar os assuntos de forma simples e atraente aos estudantes. O jogo Enraizando foi inspirado em um tabuleiro dinâmico de xadrez, tornando o ensino de fisiologia vegetal mais interessante aos alunos. Da mesma forma, o jogo Batalha Algal foi inspirado no jogo batalha naval, dinamizando os conteúdos referentes às algas. Este trabalho apresenta propostas didáticas no ensino de Botânica, a fim de auxiliar os professores, do ensino fundamental e médio, em uma transposição didática mais efetiva e de maneira lúdica.

Referência(s)