
Potencialidades e dificuldades na educação em enfermagem durante a pandemia de COVID-19
2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 43; Linguagem: Português
10.1590/1983-1447.2022.20210272.pt
ISSN1983-1447
AutoresCláudia Capellari, Letícia Gross Herrmann, Dagmar Elaine Kaiser, Joel Rolim Mancia,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoRESUMO Objetivo Conhecer as potencialidades e dificuldades no ensino de Enfermagem durante a pandemia de COVID-19, no Rio Grande do Sul (RS). Método Estudo transversal, realizado junto a coordenadores de 48 cursos de graduação em Enfermagem do estado do RS, Brasil, entre outubro de 2020 e janeiro de 2021, por meio de questionário eletrônico, enviado aos participantes via e-mail. A análise dos dados ocorreu por meio de estatística descritiva e inferencial. Resultados Destacaram-se, como potencialidades, a ampliação no manejo das tecnologias de informação e comunicação (87,5%), aumento da criatividade (79,2%) e diversificação de metodologias (77,1%). Como dificuldades, a redução do treino de habilidades (75,0%), menor interação aluno/professor/colegas (70,8%) e redução das relações interpessoais (64,6%). Conclusão Se, por um lado, foram identificadas dificuldades, como a redução do treino de habilidades e das relações interpessoais, por outro, potencialidades relacionadas a novas tecnologias e métodos de ensino sinalizam alterações disruptivas e irreversíveis para o ensino de Enfermagem.
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