
TÁ DE GRAÇA, SUBURBANO? REPRESENTAÇÕES DO SUBÚRBIO CARIOCA COMO PRODUTO TELEVISIVO
2021; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 13; Issue: 3 Linguagem: Português
10.12957/synthesis.2020.63155
ISSN2358-4130
AutoresVictor Marques de Araujo, Patrícia Silva Osório,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO objetivo deste trabalho é buscar compreender os significados elencados pelo programa de televisão Tô de Graça, produzido pelo canal Multishow, em sua construção sobre o subúrbio carioca, destacando-se o conceito de suburbania. Realizar-se-á uma análise do episódio de estreia do produto televisivo tendo como base as representações do subúrbio já lançadas pelo episódio em si e a entrevista com um membro do elenco, além da observação específica das relações estabelecidas pelos personagens na investigação de suas ações no episódio, que culminam na composição de sua relação com a hierarquia da dinâmica social e na representação social subúrbio. Justifica-se, assim, academicamente o tema pela relação estrita da ideia de suburbania com temas mais amplos como hierarquia social e relação simbólica entre classes sociais.
Referência(s)