
Base Curricular de uma Poética Formativa em Dança-Teatro ao Ensino Médio
2022; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 22; Issue: 38 Linguagem: Português
10.22456/2236-3254.125045
ISSN2236-3254
Autores Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoEste artigo reflete sobre bases teóricas e desafios para construção de uma proposta pedagógica intitulada “Uma poética formativa em dança-teatro”, inserida num espaço de educação formal de Ensino Básico. O objetivo central foi propor disparadores pedagógicos em dança-teatro a jovens do Colégio Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os disparadores consistem em formas de compor coreografias por meio da interação entre os estudantes e suas narrativas de vida. Os campos teóricos abrangidos no estudo são Corpo, Pedagogia da Dança e do Teatro e Dança-Teatro. Como procedimentos metodológicos foram utilizados o levantamento do estado da arte sobre os campos de estudos apresentados aqui; a problematização escrita de tais conceitos e sua estruturação como componente curricular. Espera-se que a poética formativa possibilite a jovens um contato artístico com suas narrativas de vida, através das atividades ofertadas por seus professores, o que poderá arquitetar uma forma de construção de conhecimento por meio de uma proposta pedagógica em dança-teatro.
Referência(s)