
Processamento auditivo temporal e os traços distintivos de crianças com transtorno fonológico
2022; CEFAC Saúde e Educação; Volume: 24; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/1982-0216/20222432022s
ISSN1982-0216
AutoresPaula Tavares Marchetti, Luísa Machado Dalcin, Sheila Andreoli Balen, Carolina Lisbôa Mezzomo,
Tópico(s)Cognitive and developmental aspects of mathematical skills
ResumoRESUMO Objetivo: verificar se existe relação entre as habilidades de processamento auditivo temporal e os traços distintivos alterados nos casos de transtorno fonológico. Métodos: participaram da pesquisa 18 crianças com idades entre 6:0 e 8:0 anos, com diagnóstico de transtorno fonológico. Todas as crianças passaram por triagem fonoaudiológica, avaliação fonológica da criança e pela avaliação das habilidades de processamento temporal por meio dos testes GIN - Gap in Noise Test, TPF - Teste Padrão de Frequência e TPD - Teste Padrão de Duração. Foram comparados os números de fonemas e traços distintivos alterados, o nível em que se encontravam no Modelo Implicacional de Complexidade de Traços com os resultados dos testes GIN, TPF e TPD. O nível de significância adotado para todos os testes estatísticos foi de 5% (p<0,05). Resultados: em nenhuma comparação ou correlação houve significância estatística, porém os sujeitos avaliados apresentaram baixo desempenho nas tarefas de processamento auditivo temporal de acordo com os padrões normativos dos testes. Conclusão: na análise geral, não houve a relação entre as habilidades auditivas temporais e os traços distintivos na população avaliada, muito embora tenham apresentado dificuldades nas tarefas de processamento temporal.
Referência(s)