
Música pampeana na formação de estudantes: uma prática estético-ambiental
2022; Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música; Volume: 28; Linguagem: Português
10.20504/opus2022.28.15
ISSN1517-7017
AutoresFlávio da Silva Mendes, Edson Ponick, Luciana Netto Dolci,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoEste artigo é fruto de uma pesquisa que teve como objetivo identificar se a música pampeana é abordada nas atividades de música no Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça (CAVG) e de que forma acontece esta abordagem; vislumbrar se existem ações de formação estético-ambientais desenvolvidas no CTG Rancho Grande, bem como verificar a influência ou não do CTG Rancho Grande na formação musical dos estudantes do CAVG. O estudo se deu a partir de uma pesquisa bibliográfica e de pesquisa de campo. A pesquisa tem como base depoimentos orais de um grupo de oito estudantes, membros e ex-membros da patronagem do CTG. A análise dos dados fundamenta-se nos estudos de Green (1997, 2002) e Penna (2015). A partir deste estudo, podemos compreender a relação histórica entre este espaço educacional, a entidade tradicionalista e a música pampeana. Constatamos também que a música pampeana não é abordada na disciplina de música do CAVG e percebemos a presença da educação estético-ambiental nas práticas no CTG Rancho Grande, contribuindo na formação dos estudantes entrevistados.
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