Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A BIBLIOTECA DA ESCOLA NORMAL DE SÃO PAULO: ORGANIZAÇÃO DO ACERVO E DO ESPAÇO

2022; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 26; Linguagem: Português

10.1590/2236-3459/113976

ISSN

2236-3459

Autores

Carolina Mostaro Neves da Silva,

Tópico(s)

History of Education Research in Brazil

Resumo

RESUMO Este artigo investiga a constituição da biblioteca da Escola Normal de São Paulo, nas últimas décadas do século XIX, identificando e analisando processos de composição do acervo, instalação, funcionamento, bem como os significados que esse espaço e suas práticas vão assumindo para a escola e para a própria educação paulista. Analisam-se regulamentos, ofícios, relatórios, cartas, notícias de jornais, recibos de compra e venda. Busca-se desenvolver uma narrativa historiográfica que privilegia fenômenos de trocas, circulação, transferências de sujeitos, objetos, materiais e saberes, destacadamente entre São Paulo e França, que se expressam na constituição da biblioteca. Entre a especialização e a ampliação, a biblioteca para a formação de professores fundia saberes pedagógicos a conteúdos específicos, relacionados às matérias do ensino e à cultura geral, tornando-se parte do repertório da pedagogia moderna e científica que, por meio de sujeitos, ideias e artefatos, circulava globalmente, cruzando fronteiras nacionais.

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