
A importância da formação do professor de Educação Física para crianças com deficiência no Ensino Fundamental
2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 17 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v11i17.38940
ISSN2525-3409
AutoresAdão Rodrigues de Sousa, José Carlos Guimarães, Marttem Costa de Santana, Laurita Christina Bonfim Santos, Jadilson Marinho da Silva, Wellynton Rodrigues da Silva, Jefferson Davi Ferreira dos Santos, Daiana Vincuna Lira Freitas, Jânio Alexandre de Araújo,
Tópico(s)Inclusion and Disability in Education and Sport
ResumoO objetivo do estudo deste artigo foi verificar como a educação física contribui para o desenvolvimento inclusivo de alunos com necessidades educacionais especiais. Tendo em mente o equívoco generalizado que dificulta o acesso à educação porque as pessoas com deficiência são vistas como doentes e incapazes, Sempre estiveram em situação de desvantagem , imaginando-se como destinatários de assistência pública e caritativa, e não como sujeitos de direitos sociais, entre os quais se incluem o direito à educação Ainda hoje, pode ser difícil para as pessoas aceitarem o que é diferente no contexto social e familiar, no entanto, ao aumentar a conscientização sobre o assunto e expandir o corpo de literatura sobre o isso, podemos ajudar esses indivíduos a se integrarem à sociedade de maneira mais eficaz. Para começar a promover o desenvolvimento da criança na escola, na família e na sociedade, é preciso entender as limitações da criança, avaliar seu nível de dificuldade e contar com o auxílio de profissionais qualificados. Para começar a promover o desenvolvimento da criança na escola, na família e na sociedade, é preciso entender as limitações da criança, avaliar seu nível de dificuldade e trabalhar com profissionais qualificados. O objetivo foi demonstrar como a educação física pode servir de ponte entre a criança com deficiência e a sociedade, ajudando a criança a superar obstáculos, reconhecer e desenvolver suas habilidades, melhorar o repertório motor, favorecer os ajustes sociais, cognitivos e afetivos, bem como elevar a autoestima, a autoconfiança e o autoconhecimento como forma de superação, inserção, saúde, equilíbrio, independência e autonomia. Com base nesse contexto, os objetivos principais deste estudo foram identificar e refletir sobre as ações educativas do professor de educação física como fator que influencia a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física.
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