Proposta de gestão ambiental em uma instituição de ensino superior na cidade de Piripiri – PI, Brasil
2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 16 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v11i16.36297
ISSN2525-3409
AutoresMaria do Carmo Amaral Brito, Maria Eliene Silva Melo, Maria dos Remédios Magalhães Santos, Guilherme Antônio Lopes de Oliveira,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoA degradação do meio ambiente, pela ação do ser humano é um problema complexo, coletivo, amplo e multideterminado. Diante das cobranças legais, comerciais, publicitárias e sociais, as diferentes organizações têm enfrentado o desafio de conciliar desenvolvimento econômico e preservação ambiental. As várias noções e modelos de sustentabilidade fornecem caminhados nessa missão, sobretudo a International Organization for Standardization - Organização Internacional de Normalização - ISO 1400 e o Sistemas de Gestão ambiental (SGA). Nesse âmbito, as Instituições de Ensino Superior (IES) ainda encaram essa questão de maneira incipiente, apesar de sua responsabilidade social, ambiental e acadêmica. Objetivando apresentar um projeto de gestão ambiental numa IES privada da cidade de Piripiri (PI), indaga-se, qual o Impacto ambiental e financeiro do consumo desenfreado de água, energia elétrica e materiais descartáveis, bem como o despejo inadequado de lixo? Como justificativa, observa-se que a implantação do projeto implementou adaptações na estrutura física do local e fomentou campanhas educativas ligadas à gestão de água, energia elétrica, materiais descartáveis e lixo. Para estruturar a proposta, utilizou-se o framework Kaizen para a organização de um panorama sistematizado e acessível na identificação de dificuldades, elaboração de ações e delineamento de metas esperadas das intervenções.
Referência(s)