Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Técnicas argumentativas e argumentos coringas: análise de uma redação do Portal Brasil Escola

2022; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ; Volume: 22; Issue: 3 Linguagem: Português

10.47369/eidea-22-3-3497

ISSN

2237-6984

Autores

Letícia Santos, Márcia Regina Curado Pereira Mariano,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O trabalho tem como objetivo fazer uma análise das técnicas argumentativas utilizadas em uma redação do tipo dissertativo-argumentativo retirada do Portal Brasil Escola, a fim de investigar como o autor do texto desenvolve sua argumentação e se há uma relação com os argumentos coringas, divulgados em um Manual da youtuber Poxa Lulu. Para isso, utilizamos os estudos de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005) e de Ferreira (2015). Na primeira fase da pesquisa, houve a seleção de uma redação de um aluno sem identificação, retirada do Portal Brasil Escola e de um manual de produção de texto comercializado pela internet. Em seguida, fizemos a comparação das técnicas argumentativas utilizadas por ele com as de um modelo de redação do Manual. Após a análise interpretativa e comparativa, os resultados apontaram que há uma relação entre os dois materiais e que isso pode comprometer a construção da argumentação dos vestibulandos.

Referência(s)