
Técnicas argumentativas e argumentos coringas: análise de uma redação do Portal Brasil Escola
2022; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ; Volume: 22; Issue: 3 Linguagem: Português
10.47369/eidea-22-3-3497
ISSN2237-6984
AutoresLetícia Santos, Márcia Regina Curado Pereira Mariano,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO trabalho tem como objetivo fazer uma análise das técnicas argumentativas utilizadas em uma redação do tipo dissertativo-argumentativo retirada do Portal Brasil Escola, a fim de investigar como o autor do texto desenvolve sua argumentação e se há uma relação com os argumentos coringas, divulgados em um Manual da youtuber Poxa Lulu. Para isso, utilizamos os estudos de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005) e de Ferreira (2015). Na primeira fase da pesquisa, houve a seleção de uma redação de um aluno sem identificação, retirada do Portal Brasil Escola e de um manual de produção de texto comercializado pela internet. Em seguida, fizemos a comparação das técnicas argumentativas utilizadas por ele com as de um modelo de redação do Manual. Após a análise interpretativa e comparativa, os resultados apontaram que há uma relação entre os dois materiais e que isso pode comprometer a construção da argumentação dos vestibulandos.
Referência(s)