Artigo Acesso aberto Revisado por pares

FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO; Linguagem: Português

10.18764/2526-6160v21n2.2022.19

ISSN

2526-6160

Autores

Ana Paula Lima dos Santos, Chayenne de Andrade Gonçalves, Verônica Barboza Scartassini, Elisabete Gonçalves de Souza, Vitor Manoel Marques da Fonseca,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

O presente artigo aborda o surgimento de novas disciplinas relacionadas ao avanço da ciência, a consequente especialização do saber e a desfragmentação do conhecimento pela interdisciplinaridade. Tem como objetivo conhecer e identificar os autores que desenvolvem pesquisas sobre a formação do profissional da informação nas áreas que dialogam com a Ciência da Informação, a Biblioteconomia, a Arquivologia e a Museologia, verificando, entre outros aspectos, suas origens de formação e realizar uma análise das publicações da área no período de 2010-2020. Como metodologia, utiliza-se da pesquisa bibliográfica, com abordagem teórico analítica dos artigos indexados na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI) abrangendo 2010 a 2020, sustentada por categorias pré-definidas durante o processo de busca. Conclui que a produção intelectual analisada indica que seus autores têm uma formação marcada pela diversidade e multiplicidade de origens acadêmicas, além de salientar a importância de integração e da prática interdisciplinar entre as áreas mencionadas como a Arquivologia, a Biblioteconomia, a Ciência da Informação e a necessidade de ampliar essas interações.

Referência(s)
Altmetric
PlumX