FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO
2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO; Linguagem: Português
10.18764/2526-6160v21n2.2022.19
ISSN2526-6160
AutoresAna Paula Lima dos Santos, Chayenne de Andrade Gonçalves, Verônica Barboza Scartassini, Elisabete Gonçalves de Souza, Vitor Manoel Marques da Fonseca,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoO presente artigo aborda o surgimento de novas disciplinas relacionadas ao avanço da ciência, a consequente especialização do saber e a desfragmentação do conhecimento pela interdisciplinaridade. Tem como objetivo conhecer e identificar os autores que desenvolvem pesquisas sobre a formação do profissional da informação nas áreas que dialogam com a Ciência da Informação, a Biblioteconomia, a Arquivologia e a Museologia, verificando, entre outros aspectos, suas origens de formação e realizar uma análise das publicações da área no período de 2010-2020. Como metodologia, utiliza-se da pesquisa bibliográfica, com abordagem teórico analítica dos artigos indexados na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI) abrangendo 2010 a 2020, sustentada por categorias pré-definidas durante o processo de busca. Conclui que a produção intelectual analisada indica que seus autores têm uma formação marcada pela diversidade e multiplicidade de origens acadêmicas, além de salientar a importância de integração e da prática interdisciplinar entre as áreas mencionadas como a Arquivologia, a Biblioteconomia, a Ciência da Informação e a necessidade de ampliar essas interações.
Referência(s)