
USABILIDADE APLICADA AOS SISTEMAS M-LEARNING: ANÁLISE DE DISPOSITIVOS MÓVEIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO
2022; Volume: 16; Linguagem: Português
10.21439/conexoes.v16i0.2317
ISSN2176-0144
AutoresKarolina Nunes Tolentino Costa, Flávio Anthero Nunes Vianna dos Santos,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO presente estudo, fruto de uma dissertação produzida no curso de mestrado em Design, propõe avaliar a interação entre estudantes e dispositivos móveis sob a ótica da Usabilidade, buscando averiguar os principais problemas de uso inseridos no contexto educacional. O método utilizado divide-se em três etapas: Revisão Bibliográfica, que explora as especificidades, conceitos e teorias aplicados a este domínio. Coleta de Dados, realizada com oito participantes, sendo cinco estudantes de curso pré-vestibular (público-alvo) e três especialistas na área de usabilidade móvel, convidados a contribuir com o estudo por meio de pareceres técnicos sobre usabilidade. A amostra de estudantes foi submetida a simulações de atividades educacionais nas interfaces da plataforma móvel de aprendizagem AppProva, por onde se tornou possível investigar a satisfação do usuário em relação à navegabilidade do sistema, engajamento de atividades, padronização e consistência de elementos visuais e liberdade de controle na plataforma. Por fim, realiza-se a análise dos resultados encontrados, apurando as principais complexidades e limitações presentes no m-learning, sendo estas: isolamento do aluno, baixa autonomia da bateria, instabilidade de conexão com a internet, esforço excessivo da visão, distrações e interferências virtuais, barreiras de acessibilidade e dificuldade para corrigir erros apresentados pelo sistema.
Referência(s)