
Dominó orgânico: Um recurso facilitador para o ensino de hidrocarboneto e funções orgânicas em escola pública de Castanhal – Pará – Amazônia Oriental
2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 16 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v11i16.38506
ISSN2525-3409
AutoresHelitom Baia da Silva, Claudio Emidio Silva, Maria Liduína das Chagas, Thiago Rafael da Silva Moura, Joana Luiza Pires Siqueira,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO uso de jogos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de química é uma maneira encontrada pelos professores para que o ensino se torne mais atrativo e inserido no cotidiano dos alunos. Assim, este trabalho apresenta uma pesquisa sobre jogos didáticos no ensino da química, cujo objetivo foi analisar o processo de aplicação e validação de jogos didáticos de química, propostos para estudantes do Ensino Médio, e de que maneira esses jogos podem influenciar no ensino-aprendizagem de Química. A metodologia utilizada como processo avaliativo foram dois questionários com quatorze questões cada; os questionários foram aplicados antes e após a atividade lúdica; a atividade lúdica referente a hidrocarbonetos e funções orgânicas foi o Dominó Orgânico. O jogo foi aplicado na 3ª série do Ensino Médio da EEEFM Padre Salvador Traccaiolli, localizado no município de Castanhal, Estado do Pará. Conclui-se que a utilização de jogos didáticos é um instrumento de ensino que facilita a aprendizagem por despertar o interesse do educando e motivá-lo a aprender de forma mais prazerosa. O jogo Dominó Orgânico motivou o aprendizado, pois os alunos o reconheceram como uma alternativa prazerosa à rotina das aulas expositivas, bem como estimulante para ajudar na fixação do conteúdo estudado.
Referência(s)