Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Dominó orgânico: Um recurso facilitador para o ensino de hidrocarboneto e funções orgânicas em escola pública de Castanhal – Pará – Amazônia Oriental

2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 16 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v11i16.38506

ISSN

2525-3409

Autores

Helitom Baia da Silva, Claudio Emidio Silva, Maria Liduína das Chagas, Thiago Rafael da Silva Moura, Joana Luiza Pires Siqueira,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O uso de jogos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de química é uma maneira encontrada pelos professores para que o ensino se torne mais atrativo e inserido no cotidiano dos alunos. Assim, este trabalho apresenta uma pesquisa sobre jogos didáticos no ensino da química, cujo objetivo foi analisar o processo de aplicação e validação de jogos didáticos de química, propostos para estudantes do Ensino Médio, e de que maneira esses jogos podem influenciar no ensino-aprendizagem de Química. A metodologia utilizada como processo avaliativo foram dois questionários com quatorze questões cada; os questionários foram aplicados antes e após a atividade lúdica; a atividade lúdica referente a hidrocarbonetos e funções orgânicas foi o Dominó Orgânico. O jogo foi aplicado na 3ª série do Ensino Médio da EEEFM Padre Salvador Traccaiolli, localizado no município de Castanhal, Estado do Pará. Conclui-se que a utilização de jogos didáticos é um instrumento de ensino que facilita a aprendizagem por despertar o interesse do educando e motivá-lo a aprender de forma mais prazerosa. O jogo Dominó Orgânico motivou o aprendizado, pois os alunos o reconheceram como uma alternativa prazerosa à rotina das aulas expositivas, bem como estimulante para ajudar na fixação do conteúdo estudado.

Referência(s)
Altmetric
PlumX