A Educação brasileira e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
2022; Volume: 12; Issue: 36 Linguagem: Português
10.18764/2236-4358v12n36.2022.41
ISSN2236-4358
AutoresArgos Gumbowsky, Jairo Marchesan,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoEste artigo apresenta algumas reflexões sobre a Educação Brasileira e suas relações com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Metodologicamente, ampara-se em técnicas de pesquisa exploratória, bibliográfica e documental. Para isso, foram coletados dados e informações nas seguintes bases de dados: Periódicos da Capes, Scientific Electronic Library Online (SciELO), Plataforma EBSCO, Banco de Teses da Capes e Portal Domínio Público. Constatou-se que a Base Nacional Curricular está profundamente vinculada aos interesses da lógica da reprodução do capital internacional, e que é operacionalizada por meio de organismos internacionais, dentre os quais a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), o Banco Mundial, a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Referência(s)