Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Pensamento e ação

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO; Volume: 16; Issue: 35 Linguagem: Português

10.47456/cl.v16i35.39220

ISSN

2317-3475

Autores

Susana Menezes Araújo, Ormezinda Maria Ribeiro,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

Este trabalho retrata o recorte de uma pesquisa desenvolvida na área de linguagem, com foco para a variação linguística, realizada no mestrado acadêmico em Linguística na Universidade de Brasília (UnB) e tem como objetivo mostrar os caminhos percorridos durante o processo da pesquisa. Assim, apresentaremos o percurso trilhado no que tange às técnicas adotadas para a geração dos dados, ao convívio com os colaboradores, às inquietações e às dificuldades inerentes a toda e qualquer pesquisa, bem como aos resultados e às impressões adquiridas ao longo da pesquisa. A pesquisa aconteceu em uma escola pública de Ceilândia – DF, em 2019, e teve como colaboradores 35 estudantes do 3º ano do ensino Médio e o professor de Língua Portuguesa da turma pesquisada. Apresenta como eixo teórico norteador a Sociolinguística, sobretudo em sua vertente educacional, fundamentando-se nos trabalhos de Bagno (2008), Bortoni-Ricardo (2005), Travaglia (2008), entre outros. Os resultados revelam que os alunos têm conhecimentos sobre a variação linguística, no entanto, alguns apresentam comportamentos intolerantes com dialetos distintos dos seus. O professor trabalha esporadicamente a temática da variação linguística, mas preocupa-se em transmitir noções de adequabilidade linguística aos discentes. Essa temática é tratada timidamente pelos autores do livro didático utilizado na escola.

Referência(s)