
O follow no Instagram como recurso de gratificação aos participantes do Big Brother Brasil 21 e sua relação com a cultura do cancelamento
2022; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 16; Issue: 32 Linguagem: Português
10.11606/issn.1982-677x.rum.2022.194617
ISSN1982-677X
AutoresAdhemar Lage, Sara de Pina, Vitor José Braga Mota Gomes,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEste artigo analisa o engajamento nas mídias sociais de quatro participantes da 21a edição do reality-show Big Brother Brasil, problematizando como suas performances repercutiram no número de seguidores no Instagram durante a exibição do programa. A pesquisa foi feita apontando uma correlação entre a quantidade de follows e unfollows registrados nos perfis dos participantes com base em opiniões declaradas e atitudes ocorridas no programa televisivo. Por meio dos estudos dos Usos e Gratificações, foi possível compreender a interveniência da cultura do cancelamento influenciando nas perdas e nos ganhos de seguidores nos canais digitais dos(as) envolvidos(as), e como o comportamento de cada um dentro do programa foi traduzido no engajamento do público consumidor, interagindo com o reality-show no Instagram por meio da identificação pessoal ou motivada pela empatia.
Referência(s)