Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Acarajé

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO; Volume: 1; Issue: 13 Linguagem: Português

10.47456/krkr.v1i13.36664

ISSN

2526-2688

Autores

Luena de Oliveira da Conceição, Marcos Roberto Furlan, Elisa Mitsuko Aoyama,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Ensino de Botânica tem se mostrado de baixo interesse pelos discentes, em especial pela linguagem científica e falta de informação sobre sua relevância e utilização dos seus conteúdos no cotidiano. Além da botânica, para a maioria da sociedade, há carência de informações de diversos assuntos, o que pode gerar equívocos e problemas de relacionamentos interpessoais, como o preconceito e a intolerância. Pensando na disseminação do ensino de Botânica e da Cultura, em destaque a afro-brasileira, o estudo teve como objetivo elaborar e-book sobre uma receita típica para utilização no ensino de Botânica, e como material complementar aos livros didáticos, visando minimizar a Cegueira Botânica e contribuir para valorização da diversidade cultural. Para criação da estrutura do e-book foram utilizados o Canva (on-line) e o PowerPoint. Para elaboração do texto foi realizada a receita de acarajé, a descrição dos seus elementos botânicos e leitura de artigos sobre culinária ritualística afro-brasileira. Na capa buscou-se trazer elementos que retratem o acarajé, pois o conteúdo deste trabalho gira em torno dele. Páginas de apresentação e introdução instigam os leitores a conhecerem o e-book, explicando como foi realizado e sobre o assunto abordado. Páginas seguintes fornecem receita de acarajé; informações de cada vegetal presentes na receita, que podem ser utilizadas nos processos de ensino-aprendizagem do conteúdo de Botânica e alfabetização científica; e página com curiosidades sobre a cultura afro-brasileira e o acarajé. Em consonância com o tema transversal Pluralidade Cultural, proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de 1997, o e-book apresenta caráter interdisciplinar e evidencia a Pluralidade Cultural, e apresenta-se como potencial recurso didático digital, e como subsídio para ensino de Botânica numa dimensão cultural, valorizando elementos do cotidiano do aluno. Portanto, a utilização de um prato típico como base para processo de ensino e aprendizagem de Botânica foi satisfatória, pois apresentou diversas vertentes.

Referência(s)
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