Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Meu metabolismo que lute!

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO; Volume: 1; Issue: 13 Linguagem: Português

10.47456/krkr.v1i13.36633

ISSN

2526-2688

Autores

Matheus Oliveira Póvoas, Elisa Mitsuko Aoyama, Marcos da Cunha Teixeira, Karina Carvalho Mancini, Paola Rocha Gonçalves,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

A Bioquímica tem por objetivo esclarecer a forma e o papel biológico dos mecanismos e os processos químicos ocorridos nos organismos. O conjunto de todas as transformações químicas encontradas em organismos vivos é chamado de metabolismo. A maioria dos seres vivos obtêm energia por meio de processos metabólicos que envolvem a oxidação do carbono oriundo de nutrientes carbonados. A compreensão do funcionamento destas reações bioquímicas é importante para o entendimento da dinâmica entre o ambiente e organismos para os processos de obtenção de energia e de produção de moléculas, entretanto tais conhecimentos ocorram superficialmente dentro das escolas, de forma pouco explorada. Este trabalho objetiva-se apresentar uma proposta de atividade investigativa para ser aplicada em estudantes do ensino médio, visando o entendimento sobre as interações existentes entre as formas de obtenção de compostos orgânicos bioquímicos e de produção de energia nas células, com a compreensão dos processos químicos e biológicos relacionados; além disto, a atividade possibilita o estímulo à criticidade no desenvolvimento do método científico a partir da pergunta norteadora: “Como o motor do carro funciona? ”. A proposta é o desenvolvimento de uma Sequência Didática Investigativa sobre os processos de obtenção de energia na célula, de forma a envolver os alunos em análises e discussões, a partir da problematização e posterior levantamento de hipóteses e pesquisa, culminando com a produção de quebra-cabeça ilustrado sobre os processos metabólicos envolvidos na discussão.

Referência(s)
Altmetric
PlumX