
COMPORTAMENTOS MUSICAIS NA EDUCAÇÃO MUSICAL
2023; UNIV. REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES; Volume: 19; Issue: 38 Linguagem: Português
10.31512/vivencias.v19i38.870
ISSN1809-1636
AutoresErickson Rodrigues do Espírito Santo, Arnaldo Nogaro,
Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoAo ressaltar a perda de alteridade da Grande Música em face da Indústria Cultural, Theodor W. Adorno vê, de uma forma dialética, o prejuízo musical que a Grande Música sofre na mídia sob o ponto de vista de horizonte musical bem como pedagógico. Assim, esse artigo, de natureza teórica e enfoque qualitativo, conduz-se pelo objetivo de problematizar, à luz do pensamento de Adorno, a respeito da diferença entre a Grande Música e a música de massa como fenômenos musicais e como a Grande Música é prejudicada nessa relação de alienação e consumo a partir do conceito adorniano de comportamentos musicais. A ideia nuclear é criar possibilidades para a identificação desses comportamentos musicais a fim de que eles possam ser trabalhados pelo educador musical, dentro de uma proposta de uma pedagogia que resista à barbárie, buscando a superação e a não repetição de fatos de amplo declínio humano, tal como bem nos orienta a filosofia de Adorno.
Referência(s)