Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O ENSINO DA FILOSOFIA EM SALA DE AULA A PARTIR DA ALEGORIA DA CAVERNA DE PLATÃO

2022; Arche Scientific and Editorial Consultancy; Volume: 8; Issue: 12 Linguagem: Português

10.51891/rease.v8i12.8061

ISSN

2675-3375

Autores

Railson Mesquita da Silva,

Tópico(s)

Philosophy and Historical Thought

Resumo

O presente artigo tem como objetivo demonstrar como o professor de filosofia poderá trabalhar a Teoria das Ideias de Platão e a alegoria da caverna em sala de aula. Para isso, haverá uma breve explicação a respeito da Teoria das Ideias de Platão e da alegoria da caverna que o mesmo constrói a fim de exemplificar a sua ideia. Uma dificuldade bastante comum é conseguir adaptar temas filosóficos para a realidade dos alunos sem que com isso ocorra uma distorção da ideia do filósofo. Com isso, este artigo busca associar a ideia do que é um filósofo segundo Platão com a ideia de estudante e demostrar os pontos em comum entre um filósofo e um estudante. Outra questão que este artigo pretende demonstrar é a associação entre um aluno e um não filósofo, demostrando que há pontos em comum entre eles.

Referência(s)