Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Os desafios da EJA em tempos de pandemia

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO; Volume: 1; Issue: 14 Linguagem: Português

10.47456/krkr.v1i14.37207

ISSN

2526-2688

Autores

Roberta Pasqualli, Liliane Scortegagna da Silva, Vitor Gomes da Silva,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

A educação no contexto da pandemia global do novo Corona Virus Disease (COVID-19) está marcada na história como um período tomado por dúvidas, angústias e incertezas. O cenário de desespero sanitário, econômico e social brasileiro tem provocado reflexões e exigido mudanças intempestivas no modelo de educação que costumávamos chamar de normal. A Educação de Jovens e Adultos (EJA), que tem como princípios, entre outros, o respeito às diversidades e às especificidades dos estudantes, assegurando não apenas o acesso mas, também, a permanência, o sucesso e o êxito, sofreu grande impacto com a pandemia. Estudos como os de Cunha, Neves e Costa (2021), Fantinato, Freitas e Dias (2020), Cunha Júnior, Mateus, Lima e Menezes (2020), Silva, Freitas e Almeida (2021), entre outros, vem apresentando reflexões que auxiliam na compreensão, mesmo diante de um cenário de incertezas, do fenômeno educacional em estudo. Nesta direção, esta pesquisa teve como objetivo apresentar e analisar os desafios enfrentados por estudantes imigrantes haitianos da EJA na rede municipal de ensino no município de Chapecó -SC em tempos de pandemia. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa descritiva e de abordagem qualitativa. Foi feito uso de referenciais teóricos, análise documental e coleta de dados empíricos por meio de entrevistas. Como resultados aponta-se que a presença física em sala de aula é fundamental para os estudantes haitianos compreenderem, especialmente, as articulações necessárias entre a língua portuguesa e as atividades propostas pelos professores. As relações com os colegas de sala e com os professores também se destacaram como fundamentais para o alcance do papel da EJA para os imigrantes haitianos que estudam na rede municipal de educação chapecoense.

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