
Banco Mundial
2022; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 22; Linguagem: Português
10.20396/rho.v22i00.8667948
ISSN1676-2584
AutoresMayara Haruka Watanabe Iijima, Amanda Melchiotti Gonçalves, Dhyovana Guerra, Isaura Monica Souza Zanardini,
Tópico(s)Social and Political Issues
ResumoEste artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões acerca das perspectivas e orientações para a educação anunciadas por meio do Banco Mundial no contexto da pandemia de COVID-19 e procura responder à questão: em quais pressupostos se baseiam as proposições do Banco Mundial para a educação diante do contexto de pandemia de COVID-19? As considerações aqui apresentadas resultam de uma pesquisa bibliográfica e documental cuja abordagem é qualitativa. Para a análise foram selecionados dois relatórios do Banco Mundial que tratam sobre os impactos da pandemia de COVID-19 na formação de capital humano e sobre a formulação de Políticas Públicas considerando o atual período de crise sanitária. Os relatórios são: COVID-19 No Brasil: Impactos e Respostas de Políticas Públicas (2020) e Agindo agora para proteger o capital humano de nossas crianças (2021). As reflexões, mesmo diante de uma crise sanitária, apontam para a continuidade das proposições da década de 1990, sobre o alívio da pobreza e no qual a educação deve ser a promotora de qualificação, de formação de capital humano flexível para a economia globalmente dependente.
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