Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Banco Mundial

2022; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 22; Linguagem: Português

10.20396/rho.v22i00.8667948

ISSN

1676-2584

Autores

Mayara Haruka Watanabe Iijima, Amanda Melchiotti Gonçalves, Dhyovana Guerra, Isaura Monica Souza Zanardini,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões acerca das perspectivas e orientações para a educação anunciadas por meio do Banco Mundial no contexto da pandemia de COVID-19 e procura responder à questão: em quais pressupostos se baseiam as proposições do Banco Mundial para a educação diante do contexto de pandemia de COVID-19? As considerações aqui apresentadas resultam de uma pesquisa bibliográfica e documental cuja abordagem é qualitativa. Para a análise foram selecionados dois relatórios do Banco Mundial que tratam sobre os impactos da pandemia de COVID-19 na formação de capital humano e sobre a formulação de Políticas Públicas considerando o atual período de crise sanitária. Os relatórios são: COVID-19 No Brasil: Impactos e Respostas de Políticas Públicas (2020) e Agindo agora para proteger o capital humano de nossas crianças (2021). As reflexões, mesmo diante de uma crise sanitária, apontam para a continuidade das proposições da década de 1990, sobre o alívio da pobreza e no qual a educação deve ser a promotora de qualificação, de formação de capital humano flexível para a economia globalmente dependente.

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