Artigo Acesso aberto Produção Nacional

INFLUÊNCIA DO SCHOLA AQUITANICA NO PENSAMENTO LINGUÍSTICO DE ANCHIETA E NO ENSINO DO VERNÁCULO PORTUGUÊS NO SÉCULO XVI

2022; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português

10.23925/2316-3267.2022v11i1p130-141

ISSN

2316-3267

Autores

Leonardo Ferreira Kaltner,

Tópico(s)

Historical Linguistics and Language Studies

Resumo

RESUMO: O tema do artigo é a influência do documento Schola Aquitanica (VINET, 1583), plano de estudos renascentista, no pensamento linguístico de S. José de Anchieta, SJ (1534-1597) e no ensino do vernáculo português no Brasil do século XVI. Na primeira parte, se debate o modelo de alfabetização purilíngue no documento e sua possível influência na política missionária, para a alfabetização de crianças indígenas. Na segunda parte do artigo, se analisa o latim humanístico, enquanto uma língua neutra para a gramatização das línguas vernáculas na corrente de pensamento do humanismo renascentista português, o que serviu para a introdução da língua portuguesa no Brasil do século XVI e para a gramatização da língua dos indígenas.

Referência(s)