
As tecnologias digitais de informação e comunicação na ótica de professores: análises discursivas
2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO; Volume: 35; Issue: 2 Linguagem: Português
10.51359/2175-294x.2022.253871
ISSN2175-294X
AutoresRenata Maira Tonhão Bolson, Filomena Elaine Paiva Assolini,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoAncorados na Análise de Discurso francesa, na Teoria Sócio-Histórica do Letramento e nas Ciências da Educação, apresentamos resultados de pesquisa de mestrado, analisando o discurso de sujeitos-professores sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em três escolas públicas de Ribeirão Preto. A pesquisa contou com sete entrevistas audiogravadas e, após a transcrição, tecemos gestos interpretativos. As formações discursivas nas quais os sujeitos-professores se inscrevem são atravessadas por discursos outros e, assim, reduzem o processo ensino-aprendizagem a uma função técnica. Urge dialogar em cursos de formação sobre as (im)possibilidades de atuação docente aliadas às tecnologias na educação.
Referência(s)