Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

As tecnologias digitais de informação e comunicação na ótica de professores: análises discursivas

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO; Volume: 35; Issue: 2 Linguagem: Português

10.51359/2175-294x.2022.253871

ISSN

2175-294X

Autores

Renata Maira Tonhão Bolson, Filomena Elaine Paiva Assolini,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Ancorados na Análise de Discurso francesa, na Teoria Sócio-Histórica do Letramento e nas Ciências da Educação, apresentamos resultados de pesquisa de mestrado, analisando o discurso de sujeitos-professores sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em três escolas públicas de Ribeirão Preto. A pesquisa contou com sete entrevistas audiogravadas e, após a transcrição, tecemos gestos interpretativos. As formações discursivas nas quais os sujeitos-professores se inscrevem são atravessadas por discursos outros e, assim, reduzem o processo ensino-aprendizagem a uma função técnica. Urge dialogar em cursos de formação sobre as (im)possibilidades de atuação docente aliadas às tecnologias na educação.

Referência(s)
Altmetric
PlumX