Artigo Acesso aberto Revisado por pares

PERSPECTIVA INTEGRADA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: PERCEPÇÕES DE ALUNOS, PROFESSORES E PAIS

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 27; Issue: 3 Linguagem: Português

10.22600/1518-8795.ienci2022v27n3p136

ISSN

1518-9384

Autores

Ana V. Rodrigues, Diana Oliveira, Vanessa Martins de Souza, Valentina Piacentini,

Tópico(s)

Science Education and Pedagogy

Resumo

O Centro Integrado de Educação em Ciências – Escola Ciência Viva de Vila Nova da Barquinha (Portugal), resulta da colaboração entre o poder político local, a Universidade de Aveiro e a comunidade escolar. Trata-se de um centro de ciência que vive dentro de uma escola, alicerçado em temas locais e aberto à comunidade. É um exemplo pioneiro da concretização de uma perspectiva integrada de educação em ciências, articulando investigação em educação, formação inicial e contínua de professores e educação formal e não formal de ciências, desde 2013. Com a finalidade de identificar os possíveis contributos desta perspectiva para a promoção do ensino das ciências desde os primeiros anos de idade, coletaram-se dados através de inquéritos por questionário a 18 educadores/professores, 441 alunos e 106 pais/encarregados da educação; e, também, por entrevista a 17 educadores/professores e 5 monitores. Recorreu-se à análise estatística descritiva e de conteúdo para as respostas fechadas e abertas, respectivamente. Os resultados evidenciaram que os diferentes atores envolvidos têm percepções muito positivas sobre as práticas de ensino, as aprendizagens desenvolvidas e o gosto pelas ciências em contexto formal e não formal. O estudo evidencia as potencialidades da operacionalização da perspectiva integrada de educação em ciências, podendo inspirar outros contextos educativos, nomeadamente pelo seu contributo para a promoção da literacia científica desde os primeiros anos de idade e ao longo da vida.

Referência(s)