Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Contavox: a visão cega da matemática

2022; Sociedade Brasileira de Educação Matemática; Volume: 27; Issue: 77 Linguagem: Português

10.37001/emr.v27i77.2937

ISSN

2317-904X

Autores

Aguinaldo Da Silva Barros, Elielson Ribeiro de Sales,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Esse artigo é um recorte do resultado da pesquisa de mestrado que foi desenvolvida com o jogo educativo Contavox, elaborado para a aprendizagem das quatro operações fundamentais da Matemática com pessoas cegas. O objetivo central foi analisar os indícios de envolvimento e aprendizagem no processo de ensino das quatro operações fundamentais da Matemática, com o uso do jogo Contavox. O referencial teórico se baseia nos estudos do Professor José Antônio Borges, criador do Sistema Dosvox, hospedeiro do jogo Contavox, e nos trabalhos desenvolvidos pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os procedimentos metodológicos se deram por meio do uso de computadores, com a devida instalação do Sistema Dosvox, e manuseio do jogo Contavox; da observação do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes participantes e de entrevista gravada com seus relatos de percepção dos resultados alcançados com a utilização do jogo. O Contavox, com a realização dessa pesquisa, tornou-se mais uma fonte inovadora de aprendizagem da Matemática no contexto escolar.

Referência(s)