
“Apenas um rapaz Latino Americano apoiado por mais de 50 mil manos”
2022; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ; Volume: 16; Issue: 3 Linguagem: Português
10.48075/rt.v16i3.30004
ISSN1982-5935
Autores Tópico(s)Youth, Politics, and Society
ResumoEmbora a referência do título deste artigo seja à canção “Cap. 4, Vers. 3”, do livro-disco Sobrevivendo no Inferno (1997/2018), é a faixa Jesus Chorou, do álbum Nada Como Um Dia Após O Outro Dia (2002), canção do grupo Racionais Mc’s, o objeto central das reflexões deste trabalho. No Brasil, o rap surge como manifestação popular da periferia, vinculado indiretamente ao movimento negro, bem como o Hip Hop, carregou por muito tempo um estigma social racista, sendo rotulada como “música de bandido”. Ainda que seja alvo de preconceitos, tanto o rap, quanto o grupo Racionais Mc’s conquistaram reconhecimento e ostentam um pódio de representatividade e força. Nesse sentido, o intuito deste trabalho é oferecer um estudo voltado à letra da canção junto aos seus aspectos sonoros e performáticos, a fim de verificar os significados que a canção expressa considerando: elementos ficcionais na letra, as vozes, a performance e o contexto social. Firma-se este trabalho nos estudos de Zumthor (1993), Fernandes (2012), Finnegann (2008) e Wisnik (2019), além das considerações sobre masculinidades marginalizadas, a partir de Emicida (2020), JJ Bola (2020) e Oliveira (2018), de modo a discutir as problemáticas em torno das expressões de masculinidades inerentes à violência e a resistência retratadas na letra da canção, o resultado é o desdobramento da entoação da voz na literatura contemporânea.
Referência(s)