Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Isomorfismo institucional e cultura organizacional de uma empresa de distribuição: um estudo de caso

2022; Sindicato das Secretárias do Estado de São Paulo; Volume: 13; Issue: 3 Linguagem: Português

10.7769/gesec.v13i3.1445

ISSN

2178-9010

Autores

Rafael Straus Timbó Vasconcelos, Lizy Manayra Santos Oliveira, Marcos Antônio Martins Lima,

Tópico(s)

Social and Economic Solidarity

Resumo

Os estudos sobre a teoria institucional ganharam espaço no campo dos estudos organizacionais por fornecer maneiras de compreender os padrões implícitos e a diversidade dentro das organizações. Para Pereira (2012), a teoria institucional pretende explicar fenômenos organizacionais compreendendo como as estruturas e ações se legitimam, podendo explicar o fenômeno do isomorfismo, que é um mecanismo utilizado pelas organizações. Neste contexto, entender a cultura organizacional é de grande importância. O objetivo deste trabalho é analisar o processo de formação da cultura organizacional de uma nova empresa de distribuição cearense, pertencente a um grupo econômico, conforme o Competing Value Model (CVM) desenvolvido por Cameron e Quinn (2011). A pesquisa utilizou abordagens quantitativa e qualitativa. Os resultados apontam que a nova empresa desenvolveu muitas das práticas do grupo de origem, tomando-o como modelo, administrando as resistências encontradas e aprimorando práticas e ações, sugerindo a ocorrência do isomorfismo institucional mimético, ou seja, a tendência em que as organizações adotem estruturas semelhantes e atuarem de forma também similar. O estudo contribuiu procurando identificar e compreender a influência dos principais aspectos que norteiam o processo de institucionalização e de formação da cultura organizacional, ampliando assim o conhecimento das temáticas no âmbito dos estudos organizacionais.

Referência(s)