
USO DAS TDIC NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
2023; UNIV. REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES; Volume: 19; Issue: 38 Linguagem: Português
10.31512/vivencias.v19i38.769
ISSN1809-1636
AutoresFlávia Santi Stefanello, Vanessa Boscato Vargas, Josimar de Aparecido Vieira, Mário Luiz Junges,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoDesde o início da pandemia da Covid-19 no ano 2020, o processo educativo de estudantes em todo o mundo vem passando por uma série de mudanças envolvendo desde a qualidade e êxito do ensino, até dificuldades de acesso ao meio digital, resultando entre outros aspectos, no alto índice de evasão escolar. No contexto das escolas do campo, onde essa situação tornou-se rotineira, se faz necessário analisar e abordar como foi (e está sendo) este percurso, considerando as particularidades do campo e as limitações de acesso ao mundo virtual. Para tanto, o escopo deste estudo é analisar impactos do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto da educação do campo diante da pandemia da Covid-19. Trata-se de um estudo teórico-bibliográfico de natureza exploratória, elaborado por meio de pesquisa bibliográfica, constituída de livros, artigos de periódicos e com material disponibilizado na Internet, seguindo abordagem qualitativa do problema e descritivo analítico quanto aos objetivos. Na sua organização foram definidas as seguintes categorias de análise: contexto e possibilidades da educação do campo; uso das TDIC no espaço escolar; presença de tecnologias no processo ensino-aprendizagem da educação do campo diante da pandemia da Covid-19. Os resultados indicam que o uso das tecnologias na educação do campo está proporcionado um processo ensino-aprendizagem interativo, eficiente e ágil, impactando positivamente na formação profissional e pessoal dos estudantes e professores, melhorando a qualidade do ensino, tornando ambientes de aprendizagens atraentes, despertando a curiosidade e servindo de estímulos para novas descobertas e conhecimentos.
Referência(s)