Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Da interação ao engajamento: um estudo da experiência de visita de adolescentes à exposição “Explora” no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa

2022; University of Minho; Volume: 35; Issue: 2 Linguagem: Português

10.21814/rpe.21557

ISSN

2183-0452

Autores

Luisa Massarani, Graziele Scalfi, Juliana Magalhães de Araújo, Jéssica Norberto Rocha, Jéssica Beck Carneiro, Sofia Lucas, Sandra S. Soares,

Tópico(s)

Participatory Visual Research Methods

Resumo

Neste estudo, tivemos como objetivo compreender como os adolescentes interagem e se engajam em uma exposição interativa de ciências e as experiências de aprendizagem proporcionadas pela visita. Participaram do estudo cinco grupos de adolescentes entre 14 e 17 anos, em visita, fora do contexto escolar, à exposição de longa duração “Explora”, do Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva, em Lisboa (Portugal). A investigação se caracteriza por um estudo de caso aliado a uma abordagem quanti-qualitativa. Os registros audiovisuais das visitas foram analisados com um protocolo que combina aspectos teóricos e empíricos da experiência de visita a centros de ciências. Os resultados indicam que as interações e o engajamento estiveram presentes, principalmente em episódios em que os adolescentes interagem ativamente com a exposição, uns com os outros, e quando conversam sobre como a exposição funciona. Observa-se também que existem condições iniciais de interação, que incentivaram o engajamento cognitivo dos jovens ao apoiar a construção de significado ou a formação de algum tipo de conexão com os conteúdos abordados na exposição.

Referência(s)