Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O ensino de multiplicação a partir do manuseio do Promptuario de John Napier: uma experiência na formação inicial de professores de matemática

2023; Volume: 4; Issue: 5 Linguagem: Português

10.21166/ctp.v4i5.2925

ISSN

2763-5635

Autores

Pedro Henrique Sales Ribeiro, Ana Carolina Costa Pereira,

Tópico(s)

History of Education Research in Brazil

Resumo

O ensino de multiplicação tem sido alvo de pesquisas que buscam superar os obstáculos presentes nessa operação, e, dentre esses estudos, encontra-se aqueles que abordam técnicas que a história da matemática dispõe. Nesse sentido, esse artigo visa discutir a percepção de multiplicação dos participantes de um curso de extensão vivenciado na Universidade Estadual do Ceará (UECE), tendo como público-alvo os licenciandos em matemática, e que teve como foco o ensino dessa operação por meio de um instrumento histórico do século XVII, denominado Promptuario, de autoria de John Napier (1550 – 1617). Esse estudo caracteriza-se como qualitativo, uma vez que se apresenta um recorte dos dados obtidos a partir dos questionários respondidos pelos discentes. Dessa forma, percebeu-se que alguns participantes se apropriaram do algoritmo multiplicativo do dispositivo, reconfigurando conceitos estabelecidos previamente. Assim, é possível afirmar que essa atividade de extensão cumpriu seus objetivos, já que contribuiu para a formação inicial dos licenciandos.

Referência(s)