
O ensino de multiplicação a partir do manuseio do Promptuario de John Napier: uma experiência na formação inicial de professores de matemática
2023; Volume: 4; Issue: 5 Linguagem: Português
10.21166/ctp.v4i5.2925
ISSN2763-5635
AutoresPedro Henrique Sales Ribeiro, Ana Carolina Costa Pereira,
Tópico(s)History of Education Research in Brazil
ResumoO ensino de multiplicação tem sido alvo de pesquisas que buscam superar os obstáculos presentes nessa operação, e, dentre esses estudos, encontra-se aqueles que abordam técnicas que a história da matemática dispõe. Nesse sentido, esse artigo visa discutir a percepção de multiplicação dos participantes de um curso de extensão vivenciado na Universidade Estadual do Ceará (UECE), tendo como público-alvo os licenciandos em matemática, e que teve como foco o ensino dessa operação por meio de um instrumento histórico do século XVII, denominado Promptuario, de autoria de John Napier (1550 – 1617). Esse estudo caracteriza-se como qualitativo, uma vez que se apresenta um recorte dos dados obtidos a partir dos questionários respondidos pelos discentes. Dessa forma, percebeu-se que alguns participantes se apropriaram do algoritmo multiplicativo do dispositivo, reconfigurando conceitos estabelecidos previamente. Assim, é possível afirmar que essa atividade de extensão cumpriu seus objetivos, já que contribuiu para a formação inicial dos licenciandos.
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