
VARIAÇÃO, PRECONCEITO LINGUÍSTICO E ENSINO: VELHOS PROBLEMAS, NOVAS HISTÓRIAS
2023; Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO); Issue: 26 Linguagem: Português
10.51951/ti.v12i26.p191-207
ISSN2236-7403
AutoresSílvia Maria Brandão, Marcus Garcia de Sene, Caroline Carnielli Biazolli,
Tópico(s)Linguistics and Discourse Analysis
ResumoUtilizamos, neste artigo, o conto “Fita verde no cabelo: nova velha estória”, de Guimarães Rosa, para estabelecer relações entre o que seriam, por um lado, caminhos “encurtosos” e velhos problemas e, por outro, caminhos “loucos e longos” e novas histórias, no que diz respeito à tríade variação, preconceito e ensino de língua portuguesa. Para isso, discutimos questões teóricas para contextualizar ambos os tipos de caminho, problematizar aspectos que pertencem aos caminhos “encurtosos” e evidenciar experiências dos caminhos “loucos e longos”. Esperamos, com as ideias aqui apresentadas, explicitar a potencialidade de caminhos “loucos e longos” para uma educação, verdadeiramente, (socio)linguística.
Referência(s)