
IFFARHEART: uma proposta de solução computacional IoHT para auxiliar a prática pedagógica de Educação Física
2023; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 20; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22456/1679-1916.129158
ISSN1679-1916
AutoresDenis Pohlmann Gonçalves, Rosecléa Duarte Medina,
Tópico(s)Physical Education and Sports Studies
ResumoEste trabalho apresenta e propõe o uso de uma solução computacional que utiliza o paradigma da Internet das Coisas nos cuidados com a saúde (IoHT), para apoiar a prática pedagógica docente no IFFar-SVS2. O problema de pesquisa identificado é o método manual de aferição da frequência cardíaca (FC) dos estudantes, sendo por técnica de palpação ou frequencímetros convencionais. Para a Metodologia, foi aplicado uma RSL3 consolidada por Kitchenham (2004) e proposta uma arquitetura IoHT voltada para cunho educacional. Com o desenvolvimento, foram construídas três cintas cardíacas e um gateway. Esta solução foi avaliada em campo envolvendo 33 alunos e três professores de Educação Física. Como resultados, a solução permitiu aos professores monitorar a FC de até três alunos simultaneamente, em tempo real e longa distância, resolvendo o problema de pesquisa. Os produtos construídos tiveram boa avaliação em geral, considerados atrativos e confortáveis de utilizar, indicando potencial de ensino demonstrativo.
Referência(s)