Artigo Acesso aberto Produção Nacional

DIFERENTES MODOS DE DELINEAR PESQUISAS ACADÊMICAS

2023; Arche Scientific and Editorial Consultancy; Volume: 8; Issue: 12 Linguagem: Português

10.51891/rease.v8i12.8085

ISSN

2675-3375

Autores

Diego de Vargas Matos, Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra, Eleno Marques de Araújo,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este artigo apresenta um estudo teórico cujo objetivo é auxiliar pesquisadores iniciantes apresentando soluções para algumas dúvidas sobre diferentes modos de delinear pesquisas acadêmicas. Para tanto, foi proposto a seis ingressantes de um curso de doutorado em Educação em Ciências e Matemática de uma universidade privada localizada em Porto Alegre, RS, que elaborassem dúvidas que ainda possuíam sobre pesquisas acadêmicas. Ao todo, 53 questões foram elaboradas, entre as quais foram identificadas nove sobre delineamento de pesquisas acadêmicas. Estas foram agrupadas conforme similaridades entre seus significados, emergindo assim três categorias: níveis de pesquisas acadêmicas; etapas da pesquisa; alguns tipos de pesquisas. Conclui-se que as pesquisas acadêmicas podem ser classificadas em monografia, dissertação e tese para diferenciar o grau de graduado, mestre ou doutor, respectivamente. Também, percebeu-se que, quanto melhor delimitados estiverem o problema e os objetivos de pesquisa, mais claro será o delineamento das demais etapas da pesquisa. Ainda, verificou-se que, enquanto pesquisas bibliográficas utilizam como fonte investigações já publicadas e legitimadas pela comunidade científica, as pesquisas narrativas e suas variantes preocupam-se mais em narrar as experiências e as visões de mundo de grupos sociais menos reconhecidos.

Referência(s)