Artigo Acesso aberto

Marcas do Corpo – Problemas de Conservação de um filme de Ana Mendieta

2021; Issue: 11 Linguagem: Português

10.37935/iha.aon.2021.0007

ISSN

2183-7082

Autores

Francisca Sousa, João Chaves,

Tópico(s)

Artistic and Creative Research

Resumo

Este texto analisa o processo de ‘remasterização’ de “Sem título (Blood Sign #2 / Body Tracks)”, 1974 de Ana Mendieta, submetido pela Direção do Espólio ‘The Estate of Ana Mendieta’, em 2017. Referindo a técnica de alta-definição 2K, foi apresentada ao Museu Coleção Berardo, proprietário da obra, a digitalização do formato original (Super 8), substituindo os formatos anteriores em Betacam Digital e DVD. Analisa-se aqui, num primeiro momento, a utilidade da alteração de formatos e, posteriormente, a sua validade enquanto transferência de suporte analógico para digital. Comparando as versões, conclui-se que a transferência do formato original – analógico de dimensão reduzida - para um formato de alta definição resulta em problemas ontológicos e técnicos que se prendem com a inadequabilidade do processo de digitalização. Por outro lado, estando a tecnologia original obsoleta, a digitalização facilita a preservação e exposição da obra. Pretende-se então documentar esta reflexão com conceitos de autenticidade e suas aplicações no meio da conservação de novos media.

Referência(s)
Altmetric
PlumX