A PEDAGOGIA DA BELEZA NO ACERVO DA LAJE: CONTRAPOSIÇÃO AOS PROCESSOS DE DESIGUALDADE E EXCLUSÃO SOCIAL NO SUBÚRBIO FERROVIÁRIO DE SALVADOR-BA
2022; Volume: 32; Linguagem: Português
10.56839/bd.v32i2.3
ISSN2595-2064
AutoresAndreane Pereira Moreira, Luciano Costa Santos,
Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoO presente artigo investiga o sentido e importância da dimensão estética na promoção de uma educação libertadora de sujeitos que vivem em contexto de marginalização social. Em diálogo com estudiosos da educação popular, discutimos o papel da cultura popular, com seu inesgotável repertório de saberes, memórias e criações, como via de insurgência e libertação social, de maneira a possibilitar a formação de cidadãos críticos e participativos na sociedade. O foco principal deste trabalho é investigar a efetividade educacional das ações culturais promovidas pelo Acervo da Laje, a partir das experiências junto aos moradores suburbanos, tendo como principal referência a vida dentro do território. Na construção desta investigação, também se destacaram a sua constituição como espaço de bem-viver, que concilia o sentido da beleza (estética) e o sentido do bem (ética). Esta pesquisa apresenta abordagem teórico metodológica fenomenológica, cunho qualitativo, de caráter exploratório, realizada mediante a realização de observações participantes e entrevistas narrativas. Os sujeitos da pesquisa são os/as fundadores/as do Acervo da Laje, tendo obtido o consentimento através do TCLE. A partir de um olhar fenomenológico, trataremos de investigar como emerge uma nova experiência de sentido na consciência das pessoas inseridas no entorno do Subúrbio Ferroviário de Salvador, que se propõem fazer parte do projeto desenvolvido pelo Acervo da Laje.
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