Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Contribuições de Reggio Emilia para a Educação Infantil: a escuta como prática para a efetivação dos direitos das crianças

2022; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Volume: 4; Linguagem: Português

10.47149/pemo.v4.e48670

ISSN

2675-519X

Autores

Drielly Martins Tonela, Maria Aparecida Guedes Monção,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir acerca das contribuições da Pedagogia da Escuta da Educação Infantil de Reggio Emilia para a garantia dos direitos das crianças. Tais direitos têm sido uma construção histórica, política e social, que representa uma nova concepção de infância e de criança enquanto sujeitos de direitos. A escuta das crianças desponta como elemento fundamental para que estes direitos se efetivem. Nessa direção, optamos por uma pesquisa de cunho qualitativo, pautada na revisão bibliográfica de estudos referentes à abordagem de Reggio Emilia e dos direitos das crianças. Esta pesquisa revelou que a Pedagogia da Escuta colabora na autopercepção das crianças enquanto sujeitos de direitos e protagonistas de seus processos de ensino-aprendizagem, além de promover experiências de exercício de tais direitos e o rompimento do adultocentrismo.

Referência(s)