Artigo Acesso aberto Revisado por pares

PROCESSOS DE TRABALHO DOCENTE E SABERES: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO NA POSGRADUAÇÃO NA UNIVERSIDAD NACIONAL DE SAN LUIS, ARGENTINA

2022; Universidade Estadual do Suodeste da Bahia; Volume: 3; Issue: 10 Linguagem: Português

10.22481/reed.v3i10.11836

ISSN

2675-6889

Autores

Ana Marı́a Tello, María Teresa Zabala, Cora Alejandra Klement,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Pesquisas sobre o ensino superior na América Latina e as políticas educacionais atuais, com as consequentes configurações no trabalho docente, manifestam as profundas influências no cotidiano dos professores universitários. Observam-se práticas de um alto grau de individualismo, competitividade e subordinação a uma lógica mercantilista que afeta as identidades historicamente construídas em torno da concepção do conhecimento como direito social, do caráter público da educação e de suas instituições. A centralidade do professor requer abordar os estudos a partir de uma perspectiva teórico-metodológica de corte qualitativo que possibilite o aprofundamento das situações singulares do trabalho docente, seus processos de trabalho, saberes e práticas. Este artigo socializa uma experiência formativa em cursos de pós-graduação para professores da Universidad Nacional de San Luis organizada por um projeto de pesquisa como atividade de transferência em 2018 e 2019. O valor da formação é observado a partir de uma ação reflexiva ao tornar visíveis as realidades múltiplas e heterogêneas do trabalho docente, evidenciando essa complexa trama desenvolvida pelos professores onde o cotidiano e o institucional se encontram. Valoriza-se a tentativa de resgatar possibilidades de constituição de sujeitos coletivos e práticas sociais relevantes em prol de um projeto de ensino que contemple o sentido profundo do ato educativo.

Referência(s)