Os desafios do professor na sala de aula em tempos pandêmicos da COVID-19: um olhar para a educação do campo do município de Vitória de Santo Antão - PE
2022; Brazilian Journal of Development; Volume: 5; Issue: 5 Linguagem: Português
10.34119/bjhrv5n5-278
ISSN2595-6825
AutoresJéssica Luana de Lima Barbosa Borges, Valdilson Aquino De Melo, Maria Juliana Gomes Arandas, Janaína Kelli Gomes Arandas, Ketsia Sabrina do Nascimento Marinho, Bianca Cruz dos Anjos, Sérgio José Barbosa Júnior, Teone Pereira Da Silva Filho,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoA concepção da educação do campo é formulada como resultado das lutas dos trabalhadores do campo em movimentos populares, que buscaram uma educação direcionada à população campesina. O cotidiano da educação do campo sempre foi relacionado aos desafios da condição de trabalho dos professores devido à falta de investimentos e políticas públicas. A pandemia da Covid-19 traz um debate para além dos sintomas, pois as vidas das pessoas mudaram drasticamente, sobretudo na educação. O ensino remoto de caráter emergencial ocupou o lugar das aulas presenciais sem que houvesse uma preparação antecipada. O presente trabalho traz um estudo que evidencia os desafios dos professores em duas escolas do campo durante a pandemia da Covid-19 no Município de Vitória de Santo Antão, Pernambuco. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com os professores por meio de um questionário com perguntas abertas e de múltipla escolha. Os resultados indicaram sérios problemas relacionados à falta de aparelhos tecnológicos e internet, principalmente pelos estudantes, o que torna difícil o processo de ensino e aprendizagem. A maioria dos professores afirmar que a escola deveria retornar com as aulas presenciais, uma vez que os estudantes estavam com o acesso limitado a uma educação eficaz. Além disso, os professores se consideravam exaustos e cansados durante o exercício da função. É nítida a urgência da necessidade de novas políticas públicas para a educação do campo, visto que estamos distantes de um processo educacional justo e igualitário.
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