Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Os pesquisadores e o turbilhão: políticas de avaliação científica e gramáticas emocionais

2022; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Issue: 38 Linguagem: Português

10.1590/1984-6487.sess.2022.38.e22308.a

ISSN

1984-6487

Autores

Maria Cláudia Coelho, Helena Bomeny,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Resumo: Este trabalho se situa na interseção entre a antropologia das emoções e a sociologia dos intelectuais. Seu objetivo é examinar: a) a relação entre as políticas de avaliação científica no Brasil, norteadas pelo incentivo à competição, e as gramáticas emocionais assim suscitadas; e b) o lugar das emoções na produção de conhecimento. A metodologia é a entrevista em profundidade com pesquisadores brasileiros sobre suas trajetórias, a dimensão emocional de suas experiências de sucesso e de fracasso e suas parcerias, rivalidades e conflitos. O trabalho pretende contribuir para a compreensão dos dilemas e impasses suscitados por essas gramáticas emocionais geradas pelo imperativo da competição, tal como implicitamente incentivado pelos princípios norteadores das políticas de avaliação científica no Brasil, e do consequente sofrimento na vida acadêmica, com seus impactos sobre o desempenho dos programas de pós-graduação, a produção de conhecimento e as trajetórias dos pesquisadores.

Referência(s)