
Atenção e publicidade infantil no YouTube: um estudo do conteúdo de Luccas Neto
2022; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 16; Issue: 2 Linguagem: Português
10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2022.202125
ISSN1982-1689
AutoresMeire de Fátima dos Santos Sebastião, Rodolfo Rorato Londero,
Tópico(s)Child Development and Digital Technology
ResumoO objetivo deste artigo é abordar o problema da atenção a partir da análise do conteúdo publicitário presente no canal do YouTube de Luccas Neto. Busca-se investigar como a publicidade se configura dentro de um dos maiores canais brasileiros no segmento infantil. A metodologia adotada é a análise de conteúdo, com recorte temporal de outubro a dezembro de 2019. No universo analisado, formado por 82 vídeos, foi constatado que a publicidade se divide em dois tipos: separada da narrativa e inserida na narrativa, também chamada de product placement. O artigo conclui que, apesar de todas as formas de publicidade infantil serem abusivas, o grande problema está no product placement, que atrai a atenção da criança com recursos visuais, mas dificulta sua identificação como publicidade.
Referência(s)