Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Catimbó-Jurema

2023; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 58; Issue: 1 Linguagem: Português

10.15448/1984-7726.2023.1.43602

ISSN

1984-7726

Autores

Leonardo Adriano Eugênio de Lima, Thayse Silva da Rocha Dias, Ana Flora Ferreira Rocha, Fábio Alexandre Silva Bezerra,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Na sociedade contemporânea, são inúmeras as demandas criadas cotidianamente decorrentes das relações interseccionais que compõem as experiências identitárias de indivíduos e de grupos sociais diversos, com base em marcadores sociais da diferença como gênero, sexualidade, raça, classe, etnia, afiliação religiosa e deficiência, que frequentemente se tornam catalizadoras de preconceitos e de discriminação. Diante desse contexto, investigamos, neste artigo, a construção do imaginário sociodiscursivo sobre o Catimbó-Jurema por meio da análise de quadros de cenas selecionadas do filme O Auto da Compadecida (2000), com suporte teórico-metodológico e crítico da gramática sistêmico-funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014), mais especificamente do sistema de transitividade da metafunção experiencial, da gramática do design visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2021), com foco nas metafunções representacional e composicional, e da análise crítica do discurso (FAIRCLOUGH, 1995, 2015; RESENDE; RAMALHO, 2006), com base no modelo tridimensional de Fairclough, em relação transdisciplinar com estudos em antropologia, ciências da religião, sociologia e filosofia. Resultados gerais das análises críticas e sistêmico-funcionais do discurso multimodal sobre o Catimbó-Jurema no filme O Auto da Compadecida apontam que a construção desse imaginário social ocorre por meio da mobilização de recursos verbais e imagéticos que buscam associar religiões afro-indígenas ao demoníaco na intersecção de discursos e práticas sociais que se (re)articulam de formas complexas, históricas e situadas. Por fim, compreendemos que as análises empreendidas nos possibilitaram uma visão crítica não apenas quanto à utilização dos recursos multimodais neste filme, mas também no que diz respeito às inter-relações entre os processos de construção de sentido por meio da linguagem e as inteligibilidades que também são parte do imaginário sociocultural.

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