
João presente!
2023; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 58; Issue: 1 Linguagem: Português
10.15448/1984-7726.2023.1.43570
ISSN1984-7726
AutoresDayvesson Deleon Bezerra da Silva, Verônica Maria Brayner de Oliveira Lira, Nádia Pereira da Silva Gonçalves de Azevedo,
Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoA Análise de Discurso de Linha Francesa (AD), com seu aporte teórico e metodológico, foi o instrumental que nos fez adentrar em possibilidades de significações do discurso de resistência do cantor e compositor Marcelo Mira, na música João. Elaborado há quase duas décadas, o processo discursivo analisado não só refletiu problemas históricos da pobreza no Brasil, mas favoreceu a discussão sobre o aprofundamento da crise nos dias atuais. O diálogo com a exterioridade trouxe para a atualidade modos de significar de dizeres estabilizados, institucionalizados. A criatividade artística, quando aplica metáforas, paráfrases, polissemia, estabelece novas possibilidades de significação. O objetivo principal deste trabalho consiste em analisar o discurso de resistência de um sujeito periférico e negro, que se desenvolveu no âmbito da arte musical e que faz enfrentamento ao discurso dominante atual, balizado pelo neoliberalismo. Para fundamentação da análise, embasamo-nos em Pêcheux e em autoras que são referências, no Brasil, dos estudos da AD, a exemplo de Eni Orlandi e Cristina Leandro Ferreira. Na perspectiva do movimento entre discurso e interdiscurso, contemporizamos as discussões com pressupostos de outras áreas de conhecimento, com ênfase na sociologia, que estão em pleno debate com o paradigma neoliberal. Também, realizamos pesquisa em meios digitais, sites oficiais para obtermos dados recentes e argumentos que circulam no meio virtual sobre questões aqui levantadas. Na materialidade discursiva da música está inscrita uma cronologia de dor e de luta na vida de João, enquanto personagem, que representa, ao mesmo tempo, o assujeitamento e o enfrentamento do discurso que lhe interpelou como sujeito.
Referência(s)