
Divulgação científica sobre práticas de laboratório: análise da inserção ciência, tecnologia e sociedade (CTS) em textos produzidos por estudantes de Ciências Biológicas
2016; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; Volume: 97; Issue: 246 Linguagem: Português
10.24109/2176-6681.rbep.97i246.3409
ISSN2176-6681
AutoresDiego Adaylano Monteiro Rodrigues, Raquel Crosara Maia Leite, Maria Izabel Gallão,
Tópico(s)Science and Science Education
ResumoTem como objetivo analisar as relações entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS) em textos de divulgação científica (TDC) produzidos por alunos do curso de Ciências Biológicas com base em aulas práticas de laboratórios. Para tanto, foram selecionados TDC do acervo pessoal de um professor formador, escritos ao longo de sete anos por discentes de uma universidade pública. Esses documentos foram examinados conforme a análise de conteúdo e revelaram uma discussão tímida de questões sociais, históricas e éticas sobre o conhecimento científico-tecnológico, apesar de apresentarem características diversificadas, sobressaindo-se as descrições dos procedimentos internos da ciência, a aplicação da ciência no cotidiano das pessoas e a articulação entre campos da ciência.
Referência(s)