Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Que educação é pública? Análise preliminar do atendimento conveniado na educação infantil nas diferentes regiões administrativas brasileiras

2016; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; Volume: 97; Issue: 247 Linguagem: Português

10.24109/2176-6681.rbep.97i247.3390

ISSN

2176-6681

Autores

Raquel Fontes Borghi, Regiane Helena Bertagna,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Apresenta e discute dados referentes ao atendimento conveniado na educação infantil nas regiões administrativas brasileiras. Além do estudo bibliográfico sobre a temática, realizou-se um levantamento acerca do número de municípios brasileiros de cada estado da Federação com matrículas conveniadas de educação infantil por meio dos dados disponíveis no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), referentes ao ano de 2013. O objetivo foi discutir a atuação do setor privado no atendimento da educação infantil. Os resultados evidenciam uma maior consolidação nas regiões Sudeste e Sul de uma política de conveniamento pautada em subsídios públicos ao setor privado e indicam a urgente necessidade de afirmação e luta por uma educação pública, laica e de qualidade para todos.

Referência(s)